• Como divulgar meu site
Como divulgar meu site sem precisar investir em anúncios pagos

Técnicas importantes que irão lhe ajudar a ganhar visibilidade na internet.

  • Como divulgar meu site

Atualmente, ter uma divulgação eficiente na internet significa aprender a se comunicar com “robôs”. Estamos falando dos mecanismos de buscas, tais como: Google, Bing, Yahoo e etc. Saber como se comunicar com essas plataformas é tão, ou até mais, importante do que saber como se comunicar com o seu público alvo. Não que seu público alvo não seja importante, mas os robôs de busca na internet, analisam informações (importantes), que nem sempre estão acessíveis para os usuários. Então qual é a melhor estratégia para ganhar visibilidade? Para responder essa pergunta, antes de mais nada, é importante descobrir como está a sua visibilidade na internet, atualmente.

Apresento aqui algumas ferramentas que irão lhe ajudar a descobrir, em tempo real, como está a sua visibilidade na internet. Será que é fácil encontra-lo? Vamos ver!

Primeiramente vamos avaliar o SEO do seu site. Descubra aqui como está a pontuação do seu site. Essa análise leva em consideração, principalmente, a qualidade da programação desenvolvida no seu site ou blog. Você ainda pode comparar o seu site com os sites de seus concorrentes. Será que os sites dos seus concorrentes são melhores do que o seu?

http://neilpatel.com/br/seo-analyzer/

BACKLINKS

Quantas pessoas falam de você na internet?
Os backlinks são extremamente importantes para fazer com que seu site ganhe viabilidade. Backlinks são links existentes, em sites de terceiros, que apontam para o SEU site. O Google considera que, quanto maior o número de sites relevantes apontando para o seu site, maior deve ser a importância do seu site, logo, maior deve ser a QUALIDADE do conteúdo (relevante), do seu site. O conteúdo do seu site é importante para as pessoas, ou serve “apenas” para vender seu peixe?

Descubra aqui quem anda falando de você na internet

https://monitorbacklinks.com/

PALAVRAS CHAVES

Outro item muito importante, são as palavras chaves relevantes que apontam para o seu site. Por exemplo, se você possui uma loja virtual que vende “regata drapeada”. Quando você digita esse termo no Google, o seu site aparece em que posição nos resultados? Mais do que isso, será que essa expressão é, de fato, a melhor forma de descrever o seu produto? O Google te mostra a relevância das palavras e te diz quais são as palavras mais “buscadas” na internet.

Veja aqui o ranking das palavras mais procuradas no Google

https://adwords.google.com/KeywordPlanner#start

Como disse anteriormente neste artigo, hoje precisamos nos comunicar muito mais com os robôs de busca do que com nosso público alvo. Veja aqui uma lista de observações que seu site, blog, loja virtual e etc, precisa conter para ter bons resultados de visibilidade:

- Observe os títulos de todas as páginas do seu site (a URL também). Ele está de acordo com o conteúdo do seu site? Veja o exemplo do título deste artigo “Como divulgar meu site”. Esse título foi elaborado pensando no resultado junto aos buscadores, não em você, leitor. Segundo o Google, essa expressão tem uma média de 10 mil buscas/mês.

- A formatação do texto também é muito importante, como por exemplo, a colocação dos cabeçalhos, títulos e subtítulos (H1, h2, H3 e etc), da forma correta. Isso é fundamental.

- Qual o tamanho dos arquivos do seu site? Sites “pesados” são mau pontuados, consequentemente, mau posicionados nos rankings dos sites de busca.

- Seu site possui conteúdo repetido? Não pode. Cada página precisa ter um conteúdo exclusivo. Nada de preguiça na hora de inserir conteúdo no seu site. Seja criativo e escreva conteúdos relevantes que estimulem as pessoas a compartilharem seu site.

- Você acompanha e analisa os acessos do seu site? É fundamental analisar o comportamento dos usuários. Hoje em dia é possível até acompanhar o movimento do mouse de cada usuário em seu site, a fim de descobrir as áreas mais e menos relevantes, e assim, retrabalhar o conteúdo, tornando-o mais eficaz.

LOJA VIRTUAL

Se você tem uma loja virtual, segue aqui algumas dicas iniciais importantes:

- Analise o que o seu concorrente está fazendo (dentro do mesmo segmento).

- Se você vende chapéus, faça uma busca no Google e descubra o que os primeiros colocados dos resultados das buscas, estão fazendo para se manterem em primeiro lugar no ranking (não considere os anúncios pagos).

- Títulos dos produtos, categorias, atributos, tudo conta. Cada palavra na descrição do seu produto conta no resultado final dos buscadores, inclusive a descrição da URL do seu produto). Lembre-se de se comunicar com os “robôs”, na hora de nomear cada item do seu site.

- Crie índices de qualidade, essa pontuação é muito importante para os buscadores. Abra espaço para comentários e divulgue os comentários relevantes na sua homepage.

BLOG

- Comece utilizando uma técnica chamada Web Crawler. Essa técnica nada mais é do que “copiar” a estratégia do concorrente. Selecione um tema para um artigo, por exemplo “Seu estilo é fazer o bem? “, em seguida, busque por este tema na internet. Selecione os artigos com maior visibilidade e analise todo o seu conteúdo (inclusive os comentários deixados pelos usuários). Faça “igual”. Obviamente, não vá copiar e colar este conteúdo, isso irá infringir a Lei dos Direitos Autorais, contudo, faça o mais parecido possível. Repare na linguagem do texto, a formatação, a estrutura do conteúdo e etc.

- Se não souber como escrever o conteúdo do seu artigo, contrate alguém que saiba.

- Utilize o máximo de palavras relevantes (analise a relevância de cada palavra utilizando a ferramenta do Google Trends.

- Desenvolva conteúdos o mais relevante pussível, para que seus usuários queiram compartilhar seus artigos pelas redes sociais.

- Fundamental se conectar, ao máximo, com as redes sócias, principalmente com as redes ligadas ao Google e o Facebook.

Rastreardo seu site.

ferigoli

Publicitário. Nascido em meio a uma família de artistas, desde cedo teve lápis e papel nas mãos... Hoje navega entre a literatura e o cinema, a propaganda e a educação, na comunicação com conteúdo.
Outros assuntos que você talvez goste

Deixe um comentário