• Ferigoli
A RECEITA DA EFICIÊNCIA
  • Ferigoli

As pessoas costumam me perguntar como se deve fazer para ter uma campanha publicitária eficiente. A minha resposta é sempre a mesma. Imagine a sua campanha como se fosse um bolo de chocolate (mais adiante você irá entender esta analogia). Mas neste nosso bolo de chocolate teremos apenas três ingredientes. A palavra ingrediente aqui é muito importante. Poderíamos até substituir a palavra ingrediente por “etapas”, afinal, iremos analisar uma a uma separadamente, como etapas de um trabalho, mas na prática elas acontecem ao mesmo tempo, misturadas, por isso prefiro “ingredientes”. Outro ponto importante é que os nossos três ingredientes não estão prontos, nós iremos criar cada um deles. E porque bolo de chocolate? Simples. A minha receita pode não ficar igual a sua, as proporções dos ingredientes podem ser diferentes, mas o importante é que, no final, tanto o meu bolo quanto o seu, precisa ser um bolo de chocolate e não uma torta de maçã. E por melhor que o seu bolo possa ser, nem todas as pessoas gostam de bolo de chocolate. Na verdade, algumas pessoas nem gostam de chocolate, ou simplesmente estão de regime. E isso é o mercado. O mundo capitalista leva em consideração outros pontos que vão além da receita da sua campanha publicitária.
Vamos ao nosso bolo de chocolate.
Ingrediente 01 – O planejamento
Você conhece bem o seu produto? Organizar as ideias, pesquisar, brainstorming e por ai vai. O planejamento é o inicio de tudo, o primeiro dos ingredientes. Aqui é o momento para você se fazer perguntas, tais como: Quem? Quando? Como? Onde?
O quê? Por quê? E por ai vai… Várias pessoas me apresentam a logomarca da sua própria empresa, mas quando pergunto o significado dela, a pessoa não sabe me explicar. Muitas pessoas possuem website, mas não tiram proveito nem da metade do seu potencial. Estes e tantos outros exemplos demonstram que muitas e muitas pessoas, criam suas campanhas publicitárias se preocupando muito mais com a beleza estética do que com a sua função em si. Isso é quase que a mesma coisa que começar a construção de uma casa escolhendo o quadro da parede, antes mesmo de ter erguido uma única parede. Os nossos três ingredientes possuem a mesma importância, precisam estar em harmonia, mas o planejamento é o ingrediente que precisa de maior atenção, de maior tempo no preparo. Não planejar significa perder dinheiro.
Ingrediente 02 – A criação
Não complique. A criatividade está na função, fazer muito com pouco. É mais importante ser eficiente e vender, do que ter um design caríssimo sem significado, ou pior ainda, que ninguém entende. Muitas vezes a criatividade nem está em descrever o produto em si, mas sim em como coloca-lo diante do consumidor. Você já deve ter comprado algum produto, cuja embalagem, era tão bonita e funcional, que você acabou utilizando-a como um belo porta-lápis. Aqui a embalagem torna-se um subproduto. E em termos de publicidade, fazer com que um produto faça pare do dia a dia das pessoas, é algo extremamente importante, pois ajuda a fixar ainda mais a sua marca na memória do consumidor. A criação é um ingrediente que jamais pode ser utilizado sozinho.
Ingrediente 03 – Responsabilidade Social
Poderia até chamar este ingrediente de “tempero”. Algo capaz de revolucionar o seu bolo, a sua campanha publicitária. Um diferencial sem igual. Algumas pessoas utilizam por modismo e outras, infelizmente, ainda nem utilizam. Agregar responsabilidade social a sua marca é algo que considero estrategicamente e socialmente imprescindível, tanto do ponto de vista capitalista, como estratégia para alavancar as vendas, bem como cidadão deste planeta, utilizando as ferramentas de comunicação com mais responsabilidade, a fim de melhoramos o meio em que vivemos, e consequentemente,
o mercado. Uma coisa leva a outra. Como diria Marshall McLuhan, o pai da comunicação mundial: “- O homem cria a ferramenta. A ferramenta recria o homem.” Tornar o cidadão mais culto, através da sua campanha publicitária,
é melhorar o seu próprio mercado consumidor. Uma marca “socialmente responsável” gera empatia, identificação com o público. Empatia gera mídia espontânea. Pensando no nosso bolo de chocolate, todos nós sabemos que é sempre melhor comer num restaurante que você conhece como funcionamento a cozinha. Certo? Conseguir um cliente é difícil, mas mantê-lo é muito mais difícil. Então mostre que você realmente se importa com ele. Com estes três ingredientes, posso lhe garantir que o seu bolo de chocolate está pronto para ser consumido. Mas lembre-se que para colher os frutos é preciso esperar a arvore germinar, o seu trabalho é rega-la todos os dias e protege-la das intemperes da vida. Campanhas publicitárias não trazem resultados da noite para o dia. É preciso ter paciência e dedicação.
Vender mas também educar.
Apresento aqui algumas campanhas publicitárias que considero um ótimo exemplo de como se deve fazer um bolo de chocolate, com todos os ingredientes misturados na medida certa.Adotar é tudo de bom. 

campanha PEDIGREE

Avon Evoltion

Tree – keep walking
campanha Johnny Walker
Chique é ter Atitude! Coleção VL – grife ANIMI
Se você gostou do post, por favor, comente. Se não gostou, por favor, envie a
sua receita. O importante é estarmos sempre abertos para melhorar.Até mais!


Rastreardo seu site.

ferigoli

Publicitário. Nascido em meio a uma família de artistas, desde cedo teve lápis e papel nas mãos... Hoje navega entre a literatura e o cinema, a propaganda e a educação, na comunicação com conteúdo.
Outros assuntos que você talvez goste

Deixe um comentário